Blog RH: Tendências de Recrutamento e Seleção em 2021

CEO da Hewysa RH Innovation

Saiba as Tendências de Recrutamento e Seleção e Deixe a Concorrência Para Trás

Do ponto de vista pessimista, 2020 parece um período de “trava” ou até mesmo de “trevas” para as empresas.

Contudo, do ponto de vista técnico e mais impessoal, veremos que esse ano foi marcado por vencer desafios, barreiras, adquirir experiência e conscientização dos relacionamentos organizacionais.

Tivemos que nos adaptar a esse momento, mostrando não só soluções de emergência, como também respostas para o futuro.

Assim, as organizações podem sobreviver a esse cenário acirrado oferecendo bons produtos, realizando bons serviços e utilizando estratégias atuais a seu favor.

São desafios que precisamos passar e o vencedor será aquele que foi além.

As próximas décadas visam repaginar as tendências dos anos anteriores.

E, quando o assunto é RH, buscamos formas de otimizar e melhorar as iniciativas de recrutamento e seleção, relacionando o que a empresa é ao que ela busca.

Listamos a seguir as tendências para o Recrutamento e Seleção em 2021:

1- Recrutamento remoto

Esse tipo de recrutamento passou a ser realizado como uma forma de preservar a saúde das pessoas e respeitar o isolamento.

Pode até parecer fácil, mas não basta apenas fazer a entrevista online, pois essa transição de ambiente de recrutamento necessita de preparo e estratégia da empresa.

Vantagens: tempo de seleção drasticamente diminuído e maior assertividade na contratação (visto que o candidato está no melhor ambiente para demonstrar quem ele realmente é).

2- Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial realiza a triagem de candidatos, agilizando os processos e reduzindo custos.

Vantagens: eliminação prévia de candidatos que não correspondem aos critérios principais da empresa, realização de testes prévios antes da entrevista e rapidez na contratação do melhor perfil para a empresa.

3- Social Hiring

Uma das tendências mais promissoras para as empresas encontrarem os funcionários certos.

O Social Hiring é o marketing das empresas para os candidatos (maneira como a empresa é vista por eles) para escolher os candidatos que mais se adequam ao perfil procurado.

Dessa forma, é preciso trabalhar a imagem da empresa não apenas para seus clientes, mas também para os candidatos às vagas que abrem.

4- Treinamento Online

Profissionais de RH precisam receber orientações e aulas de capacitação, para estarem alinhados com as necessidades e expectativas do mercado, aumentando a competitividade dos negócios.

Diante da pandemia, fez-se necessário encontrar formas de dar suporte para os candidatos e manter os funcionários antigos devidamente qualificados.

Muitas dessas tendências para 2021 são efeitos de um ano desafiador e tivemos que nos adaptar à tecnologia para solução de muitos impasses. Alguns desafios já faziam parte da nossa rotina, já outros se tornaram reais dores de cabeça.

Mas, o que podemos afirmar com veemência é que essas tendências serão cada vez mais permanentes a partir de 2021 e quem se adaptar, estará “anos luz” no topo do mercado.