Blog Real Utilidade da Descrição de Cargos e Sua Importância

CEO da Hewysa RH Innovation

Real Utilidade da Descrição de Cargos

descrição de cargos mostra como cada cargo é estruturado dentro da empresa. Especifica um conjunto de atribuições que o ocupante deve desempenhar, como as tarefas devem ser desempenhadas, a quem deve se reportar e o nível de autonomia que tem.

descrição de cargos deve ser adequada e coerente com o negócio da empresa. Pois ela é instrumento base para diversos processos internos. Principalmente para o subsistema de recrutamento e seleção, avaliação de competência dos funcionários, pesquisa salarial de mercado e para estruturar salários, plano de carreira, entre outros.

Realizar a coleta de dados para análise das descrições dos cargos através de uma pesquisa de profundidade (entrevistas) ou aplicação de questionário de coleta por amostragens, lhe dará condições de analisar e definir a estrutura de cargos ideal para sua empresa.

A descrição de cargos é essencial para o desenvolvimento do plano de carreira, cargos e salários. Pois consiste na definição das atribuições, deveres, responsabilidades de cada cargo e, consequentemente, os seus respectivos níveis salariais ( Níveis: I – II – III ou Jr. Pl. Sn.).

Imaginem uma empresa que só tem nomenclatura de cargos, mas não tem descrição sumária e muito menos as detalhadas. Algumas têm as descrições sumárias dos cargos e os salários nominais. Mas, não existe critérios claros e objetivos para promoções e crescimento de carreira.

Aliás, os funcionários não sabem o motivo pelo qual colegas de trabalho, que fazem “as mesmas atribuições” recebem salários maiores e assim por diante.

Todas as organizações dependem de como as tarefas e atividades foram organizadas conforme segmento e regra de negócio.

Os funcionários precisam ser direcionados e conhecerem quais são suas atribuições, grau de responsabilidades e competências que são exigidas para o cargo a ser ocupado.

Desenhar a estrutura dos cargos para determinar a hierarquia e organograma organizacional é fundamental para escalonar assertivamente a estrutura salarial. Por isso, é essencial que todas as empresas desenhem a descrição de cargos, determinando assim, as atribuições e comunicação entre os cargos.

Resumindo, a descrição de cargos descreve o que o funcionário deve fazer, como, quando e para quem deve ser feito.

São diversos os benefícios de se ter a descrição dos cargos. Entre eles estão o conhecimento do funcionário quanto à realização de suas atividades e avaliação da empresa em relação ao desempenho dos funcionários. Identificando quais tarefas e competências são necessárias ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da equipe.

O resultado em ter uma boa descrição de cargos, além da melhoria das condições de trabalho, a automotivação, é o aumento da produtividade através da alta performance dos funcionários.

Quando os funcionários não possuem uma rotina de trabalho, clara e específica do que fazer e como fazer tais atividades é possível que deixem de executá-la, prejudicando os resultados pessoais e organizacionais.

Descrição de Cargos – Requisitos do Cargo: R&S

A utilidade da descrição dos cargos para o recrutamento e seleção é determinante para uma maior assertividade na contratação do novo funcionário. Definir quais são os requisitos e os conhecimentos, habilidades técnicas e comportamentais,  inerente a cada cargo. Dando assim, condições de enquadrá-lo no nível salarial compatível com suas habilidades, oportunizando maior motivação, engajamento organizacional.

Realizar o planejamento organizacional e de RH, revisar e reclassificar a descrição dos cargos. Semestral ou anual de acordo com as necessidades é importantíssimo para manter o mapeamento da sua estrutura de cargos compatível com o seu negócio.

Descrição de cargos, gestão de competências, desenho da estrutura de salários e benefícios, organograma, pesquisa salarial e avaliação de desempenho por competências. Requisitos essenciais para o recrutamento e seleção: são informações que os gestores precisam acessar de forma rápida e fácil para tomar suas decisões.

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O papel do RH é atuar como um parceiro de negócios da empresa mais do que executar as operações de pessoas e remuneração.

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