Blog Importância da ferramenta PCCS online para a gestão de pessoas e de remuneração

CEO da Hewysa RH Innovation

O que será que os demais subsistemas de Recursos Humanos, R&S – T&D – Av.Ds.M–  P.S., têm a ver com o “PCCS = Plano de Carreira, Cargos e Salários?”

Certamente que vocês já ouviram falar sobre os vários “mitos” existentes sobre a ferramenta de gestão de pessoas e de remuneração o PCCS.

Toda a classe empresarial acredita nestas inverdades, “mitos”:

  • O PCCS quando implantado vai gerar um aumento generalizado em todos os cargos da empresa.
  • Os colaboradores vão querer fazer apenas o que está descrito nas Descrições dos cargos/funções.
  • A Lei diz que todos os funcionários com o mesmo “Cargo” tem que receber salários iguais.
  • Para se implantar um PCCS, as empresas são obrigadas a realizar uma ‘Pesquisa Salarial’.
  • Os beneficiados são apenas os colaboradores.

 Assista aos vídeos e desmistifique o PCCS:

pccs-online

Que conexão o PCCS faz com os demais subsistemas de Recursos Humanos e o que esta ferramenta sistematiza e padroniza dentro das organizações?

Vamos começar pontuando sobre o R&S que onde tudo começa certo? Bem, para realizar um bom “recrutamento e seleção”, primeiro o gestor de RH precisa saber descrever o perfil profissiográfico, habilidades técnicas e comportamentais, que o candidato precisa ter para ocupar determinado cargo, certo?

Bom! Quando a empresa adota a ferramenta do PCCS o perfil profissiográfico de cada “cargo/função” é analisado e descrito minuciosamente, permitindo ao responsável por este subsistema ter em mãos todos os perfis profissiográficos de todos os cargos, facilitando assim, a triagem e a própria seleção.

O subsistema T&D – Treinamento e Desenvolvimento é o responsável em planejar as reciclagens, aprimoramento e desenvolvimento do capital humano pertencente á sua organização, para isso realiza internamente uma pesquisa para verificar dentro de cada setor quais são os treinamentos mais urgentes e necessários que precisam fazer parte do planejamento anual de desenvolvimento.

Vejam que, com a implantação do PCCS na sua organização esta preocupação de reciclagem, aprimoramento, autodesenvolvimento passa a ser de responsabilidade do ocupante do cargo/função, visto que, esta parte de “desenvolvimento, aprimoramento” para melhorar “desempenho” e aperfeiçoar competências (CHA), é do próprio colaborador que é o dono da sua carreira e não da organização. A organização, apenas preestabelece as diretrizes e critérios de ascensão da ferramenta do PCCS, mas, que tem que se autogerir é o próprio colaborador.

pccs

Falaremos agora da conexão da Av.Ds.M – Avaliação de Desempenho por Meritocracia”. Todas as organizações anseiam por resultados, no entanto, estes resultados dependem do “Desempenho” dos seus colaboradores. Mas, qual é o fator motivacional principal que move a todos os seres humanos? – Realização Pessoal e Profissional? Sim, pode até ser, mas neste jargão está incutido também o “pacote de remuneração”, pois nenhum ser humano estará satisfeito plenamente se não receber os dois tipos de reconhecimento. Reconhecimento pessoal e reconhecimento em cifrão.

Pois bem, novamente frisamos aqui a importância da ferramenta APP Hewysa do PCCS Online que fez a conexão da Av.Ds.M – Avaliação de Desempenho por Meritocracia com o PCCS, ou seja, a Hewysa RH Ltda, criou uma metodologia única com 19 passos totalmente online, onde contempla a Av.Ds.M na sua metodologia, vindo ao encontro das expectativas e necessidades de todas as organizações (EPP, médias, grandes e até multinacionais).

Além disso, tudo, o APP Hewysa do PCCS Online, também traz conectado a sua metodologia a P.S.C. – Pesquisa Salarial Corporativa.

Entretanto, acreditamos que o principal diferencial da criação desta nova metodologia está na etapa de análise e definição dos salários. Pois criamos nova fórmula de enquadramento salarial, onde o impacto gira em torno de 0,95% até no máximo 3%.

Tudo isso em uma única metodologia – APP Hewysa do PCCS Online.

“Método Hewysa do PCCS ao alcance de todas as organizações!”