Blog Humildade, Respeito e Arrogância

CEO da Hewysa RH Innovation

A grandeza do ser humano está em ser realmente o que é e não em tentar ser o que não é.

Muitas pessoas tentam convencer “Todo Mundo” dos méritos da sua grandeza e precisam vendê-las a si mesmas. Entretanto, a grandeza maior é humildade.

Cada um de nós precisa, sim, é conquistar o seu próprio compromisso absoluto, flexibilizando suas atitudes e sentimentos colocando-se de forma simples e autêntica e deixando para trás medos, inseguranças, frustrações e mágoas.

Muitas pessoas precisam superar seus próprios limites e deixar de lado a arrogância… porque a arrogância é apenas respeito por posições, posturas e papéis temporários que assumimos devido a situações vivenciadas anteriormente.

O problema é que, tanto pela arrogância como pela submissão, o objetivo de um conflito ou discussão é Vencer a outra pessoa, ou ganhar seu silêncio, seu acordo ou seu respeito.

Justamente por causa dessa motivação egoísta, acabamos não ganhando o que queremos, ou pior … perdemos sempre…

Perdemos coisas valiosas e o pior disso tudo é que, perdemos não são só objetos, mas sim pessoas que significaram muito em nosso “Ser”. Significam … ou significarão! Se pela força das palavras ou dos gestos, ou pelos jogos de chantagem emocional evidentes no processo de submissão, conseguimos uma vitória, é extremamente Oca. As pessoas ditas Ocas, parecem ser amorosas, boas, mas na verdade não sentem amor por si mesmas nem pelos outros. Estas pessoas são fáceis de conviver, porque, porque elas raramente brigam ou discordam, mas seus sorrisos são apenas uma máscara para encobrir o vazio do desamor.

Contudo, precisamos mudar o eixo, de uma oscilação constante entre a arrogância e a submissão. As pessoas Hostis/Arrogantes, são justamente aquilo que aparentam: difíceis de se aproximar, e difíceis de agradar. Conviver com estas pessoas exige muito tato e dispêndio de energia e frequentemente o esforço não vale a pena. Por isso a pergunta … Custa amar o que realmente somos???

Na falta de amor próprio tentamos obtê-lo, através dos outros, mas eles também não o têm. Precisamos antes de mais nada Ser para depois Ter…

Termos condições de criar uma fundação forte de autorrespeito, baseada no entendimento do nosso verdadeiro valor, e partir para “relacionamentos” que são caracterizados pelo respeito mútuo e não pela desconfiança.

O respeito é o reconhecimento Constante da verdadeira identidade. Devemos ser o que somos realmente e não o que os outros querem que sejamos.

E o pior momento é o da derrota pessoal, onde se avaliam as perdas internas e externas e se detecta onde estavam os erros.

Mas … o importante é saber que quanto maior o problema, maior é a solução … porque ninguém precisa dizer a ninguém o que é … você mesmo é o espelho da sua própria imagem!!!