Blog Holisticograma Organizacional – Um novo conceito de visão estrutural de processo

CEO da Hewysa RH Innovation

Uma estrutura organizacional com visão e atuação holística (holisticograma) tem o macro processo, que aqui é simbolizado pelo círculo grande (a organização), que interage com os seus micros processos (colaboradores),  círculos menores e vice-versa.  Um afeta o outro e também se afetam mutuamente. A interdependência é total, não existe o “eu”, mas sim o “nós”.

A essência do holismo, que significa o todo, que apresentamos como holisticograma, é uma nova concepção de gestão administrativa de pessoas dentro do sistema organizacional quando tomamos como referência os inter-relacionamentos, daí então, podemos ver como isso funciona.

Acreditamos que a base de tudo está nas transações dos relacionamentos e principalmente no processo de comunicação, o qual precisa funcionar em todos os sentidos. Não deve ter mão única, mas, sim vias duplas. Não tem o mais importante e nem organograma tradicional – top down, mas sim, o empoderamento do ser humano, onde todas as partes envolvidas no processo organizacional devem estar “comprometidas” com o “bem maior e com os resultados”, com foco no cliente interno e no externo.

holisticograma

Analisemos o cenário atual. O que de fato aconteceu com o processo produtivo dentro das organizações?  O que aconteceu com as inter-relações entre “as partes” envolvidas no processo do qual dependem os seus valores intrínsecos?

As organizações de modo geral dependem umas das outras e automaticamente uma afeta a outra quando há desestabilização política-econômica-social.

No entanto, faz-se necessário que os “líderes e liderados”, tenham essa visão holística e sistêmica de processo, fazendo uso de todo o potencial e capacidade existente dentro deste sistema único. A maioria das organizações mexe numa parte deste sistema e não percebe que acaba “sacudindo” e desestruturando o sistema inteiro, na mesma extensão.

Isto fica extremamente claro na atual conjuntura, quando olhamos o conjunto de “Organizações” que afetam umas as outras no atual cenário caótica que se encontra o país frente à política-econômica-social.

A ideia do holisticograma organizacional que apregoamos intra-organizações há mais de 10 anos, é de dar as pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização, contribuindo com seus talentos e sendo reconhecido pelo seu desempenho.

Holisticograma Organizacional – A empresa do Ser!