Blog Gestão de pessoas ou gestão com as pessoas?

CEO da Hewysa RH Innovation

Há mais ou menos uns cinco anos atrás começamos a refletir a respeito da indagação deste título, pois percebemos que todos os líderes de setores falavam muito na dificuldade de fazer uma boa gestão das suas equipes e da relação com essas pessoas.

Minha primeira indagação para os líderes era se realmente “eles” tinham uma equipe de trabalho ou um “bando” de pessoas trabalhando no mesmo setor.

Muitos ficavam aterrorizados quando eu usava o termo “bando”, pois esta palavra os reportava para “bando de animais” e não para as pessoas. No entanto, quando eu os questionava quanto ao objetivo comum, o grau de comprometimento desta equipe, percebia a mudança fisionômica nas suas “carinhas”. Então eu ia mais “fundo” e os questionava quanto a sua gestão de líderes. Vocês fazem gestão de pessoas ou com as pessoas?

E ouvia muitos líderes dizerem:

”Mas, fazer gestão de pessoas é fazer gestão com as pessoas, é tudo a mesma coisa.”

”E eu questionei mais uma vez.  – Será mesmo que é a mesma coisa?”

Bem, em primeiro lugar, gostaria que todos focalizassem no crescimento pessoal, em fazer as coisas melhor por conta própria, pois as pessoas comprometidas, auto gerenciáveis e realizadas querem fazer as coisas de conformidade com seu know how e especialidade, todavia, sabem que dentro do seu setor cada uma das demais pessoas que fazem parte da “equipe” têm conhecimento e habilidades diferentes, mas complementares as suas. Os líderes (gerentes) precisam saber utilizar estas habilidades distintas da sua equipe para fazer “gestão com as pessoas”, ou seja, envolvendo-as nas tomadas de decisão, visto que, uma equipe real, trabalha numa sinergia total, comprometidos uns com os outros.

Fazer gestão com as pessoas é utilizar a ferramenta do feedback concreto após fazer a avaliação de desempenho, para que possam dizer como estão se saindo. Contudo os líderes precisam conhecer e saber como dar e receber feedback, pois a efetivação desta ferramenta intra equipe é que os torna fortalecidos e apoiadores uns dos outros, pois costumam agir como líderes dos seus pares compartilhando conhecimentos aprendidos e executando atividades complexas com perspicácia e exatidão, pois conhecem-se mutuamente e um serve de suporte do outro.

Assim sendo, os líderes (gerentes) são literalmente parte desta equipe e fazem gestão com as pessoas.

Para finalizar, gostaria de dizer que líderes que têm equipe no seu setor, fazem gestão com as pessoas e líderes que somente utilizam do seu poder (do cargo) têm que fazer gestão de pessoas, pois provavelmente têm ainda um “agrupamento de pessoas” trabalhando intra setor, mas, com interesses e objetivos individuais, por isso a denominação de “bando”.

As organizações precisam de líderes talentosos que saibam fazer gestão com as pessoas, que saibam utilizar os talentos de cada membro da sua equipe transformando estes talentos em uma melhor performance e maiores resultados organizacionais.

Fazer gestão com as pessoas dentro de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.