O Que é a Gestão de Conflitos?
A gestão de conflitos é uma forma de mediar os conflitos entre pessoas no ambiente de trabalho, diminuindo os impactos negativos e tornando a convivência mais produtiva.
E, por maior que seja a sinergia entre os times de uma empresa, em algum momento haverão situações conflituosas. Então nos deparamos com a necessidade de adotar medidas para gerir os conflitos.
Quando gerenciados de forma eficiente e didática, esses conflitos são convertidos em grandes oportunidades de aprendizado e crescimento.
Como Lidar Com os Conflitos de Forma Efetiva?
– Comunicação
Considerando o princípio de que colaboradores bem alinhados com os objetivos e estratégias vão contribuir para realizar tarefas de modo ágil e eficaz.
E a comunicação possui um papel muito importante nisso, visto que aumenta a interação e compatibilidade dos funcionários. Além de propiciar um ambiente aberto entre os envolvidos, pois a comunicação previne conflitos.
– Feedback
O feedback serve como um regulador, pois pode ser positivo ao reforçar um determinado comportamento, para que ele se repita. Mas pode ser um de desenvolvimento, indicando que há algo a melhorar ou que não deve mais acontecer.
Isso aproxima as pessoas e faz com que estejam em um ambiente de maior recepção de aplausos ou críticas. Visto que todos ali estão passando pelo mesmo processo de evolução.
– Liderança Estratégica
A liderança estratégica significa uma mudança no papel do líder nas organizações. Ele não apenas manda ou dirige, mas toma ações estratégicas não só para a empresa, metas ou objetivos, mas também para seus colaboradores.
Ele vai e faz junto à sua equipe, mostra que também está ali trilhando o mesmo caminho. Isso transmite segurança para seus colaboradores exercerem seu potencial e diminui o índice de conflitos na empresa.
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