Blog Gestão de Conflitos: Como lidar com Conflitos na Empresa

CEO da Hewysa RH Innovation

O Que é a Gestão de Conflitos?

A gestão de conflitos é uma forma de mediar os conflitos entre pessoas no ambiente de trabalho, diminuindo os impactos negativos e tornando a convivência mais produtiva.

E, por maior que seja a sinergia entre os times de uma empresa, em algum momento haverão situações conflituosas. Então nos deparamos com a necessidade de adotar medidas para gerir os conflitos.

Quando gerenciados de forma eficiente e didática, esses conflitos são convertidos em grandes oportunidades de aprendizado e crescimento.

Como Lidar Com os Conflitos de Forma Efetiva?

– Comunicação

Considerando o princípio de que colaboradores bem alinhados com os objetivos e estratégias vão contribuir para realizar tarefas de modo ágil e eficaz.

E a comunicação possui um papel muito importante nisso, visto que aumenta a interação e compatibilidade dos funcionários. Além de propiciar um ambiente aberto entre os envolvidos, pois a comunicação previne conflitos.

– Feedback

feedback serve como um regulador, pois pode ser positivo ao reforçar um determinado comportamento, para que ele se repita. Mas pode ser um de desenvolvimento, indicando que há algo a melhorar ou que não deve mais acontecer.

Isso aproxima as pessoas e faz com que estejam em um ambiente de maior recepção de aplausos ou críticas. Visto que todos ali estão passando pelo mesmo processo de evolução.

– Liderança Estratégica

liderança estratégica significa uma mudança no papel do líder nas organizações. Ele não apenas manda ou dirige, mas toma ações estratégicas não só para a empresa, metas ou objetivos, mas também para seus colaboradores.

Ele vai e faz junto à sua equipe, mostra que também está ali trilhando o mesmo caminho. Isso transmite segurança para seus colaboradores exercerem seu potencial e diminui o índice de conflitos na empresa.

Quer ser um líder estratégico? Fale com um de nossos consultores no chat ao lado e saiba como podemos te ajudar.