Blog Comunicação – Quiz: Você sabe ouvir?

CEO da Hewysa RH Innovation

Saber ouvir é tão importante quanto saber falar!

Você é um bom ouvinte?

Um dos primeiros passos para ter uma boa comunicação, seja na sua vida pessoal e, principalmente, profissional, é saber ouvir corretamente todos aqueles os quais você deseja se comunicar.

Ser um bom ouvinte é dar a real atenção a quem está falando e estar atento ao que está sendo dito. Saiba fazer perguntas. Saiba a hora de tomar decisões e o real momento para impor seu ponto de vista. Além disso, pré-julgamentos, seja ao assunto, forma de linguagem e, até mesmo, para com aquele que está transmitindo a mensagem, é algo que devemos descartar em TODOS os casos.

É essencial ter sensibilidade para perceber os detalhes em quem fala. Observe a voz, a escolha de palavras, tom, ritmo, linguagem corporal, entre outros. Há muitas coisas que não são ditas, são expressadas.
Precisamos estar atentos. Precisamos enxergar as sutilezas. Precisamos entender a verdadeira mensagem que a pessoa quer passar mas que, muitas vezes, ela não sabe como. Isso é comum em feedback construtivo.

Responda o Quiz abaixo e descubra se você é um bom ouvinte.